O que escolher? Bordado ou Silk Screen?

Ambos podem ser feitos para a confecção de logotipos, porém, tem muitas empresas que necessitam por exemplo, em divulgar o site da sua empresa (principalmente para quem tem e-commerce), divulgação do e-mail ou telefone e esse tipo de propaganda geralmente é feito nas costas da camiseta. Nestes casos, muitos clientes optam em fazer no silk-screen, pois, o bordado tem um limite de tamanho para textos e imagens e o custo fica elevado para uma grande quantidade de pontos a serem utilizados. Você pode conferir maiores detalhes no texto abaixo.

Bordado x Silk

Bordado

O que é o bordado?

Bordado é uma forma de criar, a mão ou a máquina, desenhos e figuras ornamentais em um tecido, utilizando, para este fim, diversos tipos de ferramentas como agulhas, fios de algodão, de seda, de lã, de linho, de metal etc., de maneira que os fios utilizados formem o desenho desejado. 

Empresas atuantes no ramo de camisetas personalizadas, habitualmente utilizam-se do bordado computadorizado. O preço de um bordado é definido pela relação entre a quantidade de pontos (que varia de acordo com o tamanho e a área preenchida de cada parte) e a quantidade de peças. Quanto mais pontos um desenho tem, maior será o seu custo e quanto mais peças do mesmo desenho forem bordadas, menor será o custo da aplicação do bordado por peça.

O pedido mínimo para bordar camiseta em malha fria ou camisa polo é de 24 peças.

Para garantir um bom resultado na finalização do bordado, devemos levar em consideração a espessura e o tipo de trama do tecido, especialmente nos casos de letras pequenas. Tecidos muito finos e/ou com muita elasticidade não são indicados para este tipo de acabamento, sendo mais indicado o uso da Serigrafia ou mais conhecido como Silk-Screen. 

Bordados grandes não são indicados para tecidos finos de malha. 

Full Front (frente inteira) ocupa grande área da frente da camisa e são indicados para jaquetas ou moletons.

Full Back (volta completa) ocupa grande área das costas da camisa e são indicados para jaquetas e moletons. Para uma camiseta baby look personalizada por exemplo, a aplicação é de 18 a 20cm e nos casos de modelagem padrão a aplicação varia de 20 a 30cm.

Peito Esquerdo (mais utilizado) ou Peito Direito a aplicação máxima aproximada é de 10cm de largura x 10cm altura.

Para as mangas, existe uma limitação na aplicação de 6cm x 4cm quando as peças já são fechadas.

Esses e outros aspectos serão considerados sempre que formos iniciar um projeto.

 

Silk- Screen

O que é Silk-Screen?

Serigrafia, silk-screen ou impressão a tela é um processo de impressão na qual a tinta é vazada, pela pressão de um rodo ou espátula, através de uma tela preparada. 

processo de serigrafia consiste na vazão de tinta através da pressão de um puxador ou de um rodo, tudo por meio de uma tela de seda preparada anteriormente. Sendo assim, a matriz serigráfica – a tela – é esticada em um quadro e é gravada por meio de uma emulsão fotossensível e posta sobre um fotolito. Posteriormente, a tela é colocada em uma mesa de luz.

Os pontos escuros do fotolito dizem respeito aos lugares em que a tela será vazada, possibilitando que a tinta passe pelo tecido. Por outro lado, os pontos mais claros se tornam impermeáveis, impossibilitando a passagem da tinta.

A Serigrafia manual é a técnica mais antiga e uma das mais utilizadas, São necessários os seguintes passos para a estampagem manual:

  • Colocar a peça que será estampada em uma base determinada;
  • Dispor a moldura na tela procurando garantir que esta não fique enrugada, atrapalhando o design;
  • Depositar e espalhar a tinta por todo o tecido através de uma espátula, fazendo pressão para que esta atravesse-o;
  • Retirar a tinta em excesso;
  • Usar a máquina de secagem para que o silk seque de forma mais rápida.

A grande vantagem do silk-screen é que o preço se torna muito atrativo para produções de média ou grande quantidade.

O Silk é muito indicado para estampas em cores em traço. Em linguagem menos técnica, as cores em traço são aquelas artes nas quais conseguimos contar o número de cores. Podemos citar como exemplo, a logomarca da Coca-Cola que tem apenas uma cor, da Petrobrás três cores, do Google são quatro cores. Quando fazemos camisetas para essas marcas, revelamos uma tela para cada uma das cores. 

A técnica de silk-screen, além de ser sustentável, possui grande durabilidade na estampa e tem um excelente custo-benefício para médios e grandes volumes.

Então, qual a melhor opção?


Se você quer algo delicado e elegante, pode apostar sem dúvidas no bordado, mas se quiser algo prático e que seja leve para a sua peça, escolha o silk-screen.

Se mesmo assim, você ficou na dúvida sobre qual é o melhor processo para a sua empresa, entre em contato conosco e agende uma visita sem compromisso. Entenderemos a sua necessidade e indicaremos a melhor opção.

Contato

Onde Estamos

  • Rua General Bagnuolo, 638 - Quinta da Paineira
  • Próximo a Padaria CEPAM da Vila Prudente
  • CEP: 03152-130

Horário de Atendimento

  • Segunda à Quinta: 08:00hs às 18:00hs
  • Sexta: 08:00hs às 17:00hs